É possível encontrar o amor verdadeiro na internet?

Na era digital cada vez mais relações são criadas e/ou mantidas no mundo virtual. É fato que a internet surgiu como um facilitador de comunicação nos tempos atuais. A timidez, insegurança, entre outras características difíceis de lidar, podem ser ultrapassadas quando um indivíduo consegue se manter perto das telas.

Dessa forma, não é à toa que os aplicativos de relacionamento se tornaram uma febre em todo mundo. Porém, também não é novidade que através destes meios é muito fácil esconder as aparências. Então, o que muitos me perguntam é: “Será possível encontrar o verdadeiro amor nas redes sociais?”.

De acordo com estudos realizados pelo site de relacionamentos americano eHarmony, cerca de 70% dos relacionamentos até 2040 serão iniciados através de aplicativos. Mas até que ponto eles podem ser duradouros?

Se você está atrás de um grande amor nos aplicativos, deve ter em mente que, em sua maioria, eles vieram para facilitar a vida de muitas pessoas que, por diversas razões, não conseguem iniciar um relacionamento da maneira tradicional. Mas também é muito importante pensar que, principalmente na internet, em que é fácil esconder as verdadeiras intenções, muitos perigos existem.

Após tomar os devidos cuidados e conhecer melhor a pessoa atrás da tela, as chances de começar algo real e duradouro podem ser grandes. Tudo depende dos objetivos de ambas as partes. Geralmente, quando se demonstra interesse por alguém online, resume-se nas características físicas, mas, em alguns casos, também pelos mesmos gostos descritos na apresentação. Portanto, a partir daí já existem chances de rolar algo a mais. Quando o papo flui, a afinidade pode aumentar, assim o relacionamento pode evoluir da mesma forma que tradicionalmente.

Ou seja, o segredo é querer, verdadeiramente, conhecer uma pessoa, sempre manter o cuidado e não se entregar logo de cara. Na realidade, é muito mais fácil encontrar alguém com quem possua afinidade através da internet. Um dos principais objetivos dos aplicativos de relacionamento é exatamente esse. Então, se torna muito fácil também criar expectativas exageradas e, às vezes, isso é um risco. O ideal, em qualquer situação do tipo, é sempre manter cautela e avançar aos poucos, apenas quando já tiver o máximo de segurança sobre uma pessoa.

Como evitar problemas?

Para realmente encontrar um companheiro de maneira segura, deve-se conhecer muito bem antes e seguir algumas orientações. Algumas dicas são velhas, mas sempre importantes de lembrar. Nunca saia para um lugar vazio no primeiro encontro. Marque em um local movimentado e conhecido. Outra dica importante é nunca trocar informações pessoais ou fotos íntimas antes de saber quem realmente é a pessoa.

 

 

Artigo: Sônia Eustáquia da Fonseca, psicóloga clínica, psicanalista e sexóloga.

One thought on “É possível encontrar o amor verdadeiro na internet?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *