Crise no Casamento
Entrevista cedida à Rádio Inconfidência em 18 de julho de 2017 – Revista da Tarde – Quadro Amor e Sexo
O casamento é uma união preciosa que requer muita atenção; afinal os relacionamentos humanos costumam ser delicados e quando em crise os cuidados precisam ser redobrados e contínuos, para que as diferenças encontrem consenso o mais rápido possível. Embora muitas pessoas pareçam não perceber, algumas atitudes podem ser fatais quando um casamento está enfrentando problemas enquanto outras podem salvar a relação. Para esclarecer melhor a situação eu falo agora com a psicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia Fonseca.
1 – Um casamento pode vir carregado de muita expectativa; quais são as principais esperanças de um casal?
No geral elas se resumem em realização afetiva e prazer sexual e quando isso não acontece, essa expectativa se transforma em frustração e o casal entre em crise. Porque o relacionamento de casal, desde a paquera até o casamento, pode ser especialmente associado a transtornos psicológicos como depressão e ansiedade.
2 – Como saber se o relacionamento está em crise? Há como detectar no dia a dia?
A falta de comunicação entre um casal pode ser um dos indícios de que algo não vai bem. Quando as conversas (mesmo as mais simples) estão terminando em brigas, ou somente um dos parceiros se impõe na tomada de decisões relativas ao casal pode ser sinal de que a relação está sendo unilateral, provocando ressentimentos, raiva, e outros sentimentos negativos em um dos companheiros.
3 – Por que os casais brigam tanto?
Principalmente por causa das diferenças e incompatibilidades. Tudo que pode ter encantado no tempo do namoro e levado o casal a ficar apaixonado, como as semelhanças, pode ser motivo de briga depois do casamento. Na verdade, o que faz um casal funcionar como uma engrenagem são as boas diferenças que levam ao que chamamos de “complementaridade”. A dinâmica do casal pode ser influenciada também pela grande demanda de informações e agenda de compromissos. Hoje, homens e mulheres têm a mesma participação social e mercado de trabalho, e uma nova cartilha contendo as normas e leis atuais ainda sendo escrita. As prioridades de cada um podem mudar e gerar descontentamento em algum momento. Mudanças nos valores, o estresse, enfim há uma infinidade de causas para brigas no casal.
4 – Como contornar as brigas no casamento?
Considero interessante encarar o motivo que levou à briga, tentando buscar soluções que agradem os dois através do diálogo. Acredito que quanto mais se evita os problemas, mais difícil pode ficar para resolvê-los, pois a tolerância em relação a eles pode ir ficando menor, o que pode gerar atitudes “explosivas” de um ou dos dois parceiros e consequentemente mais brigas.
5 – Como reatar o amor e o sexo e minimizar os problemas?
Não há fórmulas prontas. Acredito que no relacionamento é muito importante exercer a capacidade de ceder com o objetivo de uma melhor convivência. Mas enfatizo que os dois precisam exercer esta atitude. As vezes a rotina desgasta o relacionamento do casal, o deixando monótono, para mudar isso pode ser importante ter atitudes inovadoras com o objetivo de surpreender o outro e reacender o sentimento do início da relação. As vezes coisas muito simples podem ajudar, como, por exemplo, olhar o álbum de fotos do casamento juntos, relembrar bons momentos de namoro indo aos lugares que iam antes, dentre outras atitudes.
6 –O tratamento para crise no casamento ou terapia de casal é eficaz, realmente resolve?
Muito eficaz, o terapeuta tem uma escuta especializada para a situação e tem a distância necessária do problema casal para colocar as ações necessárias e ajudar a melhorar a dinâmica.
7 – Existem condutas que o casal pode adotar para prevenir uma crise ou mesmo não deixá-la ficar mais forte?
Conversar do modo correto pode fazer a diferença em um relacionamento. Muitos valorizam demais a sinceridade e o “seja você mesmo”, o problema é que alguns confundem a sinceridade com jogar todos os “bichos” sobre o outro. Usar o momento de conversa para se vingar do outro ou aproveitar que o outro está disposto a ouvir para lançar desaforos pode não levar a lugar nenhum. Seu objetivo que pode ser a reconciliação, a separação ou a descoberta do que seria melhor. Para melhorar o casal pode: Definir a suas prioridades, adequar-se a rotina um do outro, estar presente nos maus e nos bons momentos, ser mais otimista, ser mais resiliente e manter a esperança, se esforçar para compreender as emoções da outra pessoa e exercitar o perdão.
8 – Existem casais que renovam os votos do casamento como uma medida para evitar as crises, realmente essa conduta pode ajudar?
Renovar os votos significa estar disposto a declarar, novamente, em voz alta e publicamente que este casal faz hoje a mesma escolha que fez no início do casamento. Declaram que não houve arrependimento. Que ainda estão apaixonados, talvez o relacionamento tenha amadurecido, talvez tenham ocorrido obstáculos, mas tiveram forças para superar. As pessoas podem se sentir bem ao ouvir ou ver o outro declarando seu amor, e para isso nada melhor do que o ritual da renovação dos votos. Não basta pensar “ele (a) sabe que o amo então não preciso dizer nem fazer nada”, considero importante demonstrar.
9 – Sabemos que a crise se instaura quando o casal frustra as expectativas que os uniu e dentro disso você poderia citar mais pontualmente as causas mais comuns?
– Comportamentos inadequados por parte de um dos parceiros, como, por exemplo, abuso de drogas ou álcool, comportamento violento, etc.
– Traição por uma das partes.
– Dificuldade em expressar descontentamento, o que acaba sendo feito de forma a iniciar uma discussão, em vez de resolver um problema.
– Situações que foge ao controle das partes como, perda financeira, morte na família, etc.
– Mudanças positivas mas que não estão sendo bem elaboradas como por exemplo, mudança para uma nova casa, promoção ou aumento salarial de uma das partes, etc.
– Crescimento pessoal de uma das partes não acompanhada pela outra, como por exemplo a conclusão de um curso, a inserção em novo grupo social, etc.
10 – O que uma pessoa nunca deve fazer quando o seu casamento estiver em crise ?
– Expor a privacidade na mídia, com amigos e familiares.
– Aproveitar a ocasião para fazer-se de vítima.
– Usar a crise como desculpa para agir de maneira irresponsável.
– Envolver-se em flertes ou qualquer tipo de traição
– Fazer programas com amigos que possam trazer maior insegurança ao cônjuge, ampliam as discussões e pioram o que já está difícil.
– Não aceitar competições que provoquem ciúmes ou qualquer outro sentimento que possa deixar o cônjuge nervoso.
– Cuidar para não falar com indiretas, principalmente em público , as postagens na internet exigem muito cuidado nesse momento.
– Diante de um casamento em crise o melhor a fazer é buscar a calma e, caso seja necessário, procurar ajuda profissional.