Como lidar com o medo de um compromisso?

Para especialista muitos buscam os benefícios do amor, mas não querem pagar seus custos. Estes pensamentos se instalam tanto em homens quanto em mulheres.

A maior parte dos homens não é consciente do seu medo de amar. Quase todos optam por não se interessar pelo tema, passar de um relacionamento para o outro sem dar tempo de refletir sobre seus medos de entrega. Ao mesmo tempo, elas, normalmente são mais ligadas aos afetos e idealizam muito quando começam uma relação. Segundo a psicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia, as pessoas lutam sob duas realidades paradoxais: por um lado, a maioria quer encontrar a pessoa perfeita para construir com ela uma vida amorosa duradoura e por outro lado não querem pagar o preço que é justamente as frustrações e os sofrimentos implícitos numa relação.

Entretanto, é na maior parte dos homens, que surge um medo enorme em construir laços mais duradouros em uma relação afetiva. “Para a psicanálise, todos estes medos nascem de uma única fonte: o pavor de decepcionar ou “trair” as suas mães. Bem lá no fundo, no nível do inconsciente, eles estão comprometidos permanentemente com a ideia de que apenas a mãe deles merece esse amor completo, e de que são incapazes de experimentar esse sentimento com outras mulheres”, explicou a especialista.

Já as mulheres, cada vez que terminam um relacionamento, dizem para si mesmas que “os homens não valem a pena”, falam sobre o quanto se sentem “decepcionadas” por aquele homem não ser o que parecia. No fundo, elas ansiavam por um homem que se comportasse como uma mulher. “Elas custam a entender que o sexo oposto é isso: oposto.”, ressaltou Sônia.

Ajuda profissional

Para ajudar o homem a compreender melhor essa dificuldade em entrar de cabeça na relação é indicada a psicoterapia. “O processo psicoterapêutico é o único capaz de trazer a tona as causas e a compreensão profunda da questão. Eles podem ir até a raiz dessa sensação que tantos expressam dizendo que “falta alguma coisa” naquelas mulheres que conhecem. Estes homens passam de uma relação fracassada para a outra. Mas, se verificarem cuidadosamente o que acontece irão descobrir que são eles mesmos que se encarregam de sabotar essa oportunidade de construir uma verdadeira história de amor”, garantiu a psicóloga.

No caso das mulheres, a psicoterapia faz escuta, convida a pessoa à reflexão e ao indagar mais a fundo. De acordo com a terapeuta, as mulheres descobrem na psicoterapia que a decepção e a desvalorização em relação aos homens vêm precisamente do fato delas se sentirem decepcionadas nas suas fantasias. No fato deles não as trataram como as princesas ou rainhas que eram.

Relacionamento não é casamento

Ao se ter a sensação de que uma relação tem um vínculo de casamento, o homem pode acabar se perdendo como pessoa e atrasando ainda mais sua felicidade. “Esse medo pode ser tão intenso que a pessoa se sente perdida. O coração quer se estabelecer amando, mas, a mente diz o contrário. Os medos são tão grandes que impede a pessoa de dar o passo pela fé de poder ser mais feliz”, finalizou Sônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *