Saiba o que são esses hábitos e como mantê-los para possuir um relacionamento duradouro
Quem entra numa relação espera que a vida a dois dure uma eternidade. Mas o cotidiano atribulado e as pequenas tensões do dia a dia podem afetar a harmonia do casamento e a gente acaba descobrindo que a convivência com outra pessoa não é tarefa fácil. O fim, já sabemos: homens e mulheres se sentindo frustrados e desconectados do parceiro e muitas vezes as separações e divórcios acontecem. Porém, a maioria dos casais dribla as dificuldades e se mantém firmes e fortes, anos a fio. Boa parte do sucesso dessa turma está em hábitos saudáveis que ajudam a contornar a rotina e os momentos de crise conjugal.
Segundo a psicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia, um dos principais hábitos saudáveis para manter um casal feliz é nunca ir para a cama brigados e de preferência juntos. “Eu fui educada assim. O meu pai não permitia ninguém da família dormir brigado, tinha que esclarecer, pedir desculpas para depois dormir. Os casais devem fazer isso, existem pesquisas hoje que mostram os benefícios desse hábito. Um outro ponto importante, para fazer até mesmo antes de dormir, é fazer um carinho junto com algum elogio e dizer o quanto confia e se sente seguro (a)”.
Além disso, o bom humor é fundamental para a manutenção desses hábitos saudáveis, pois a risada dá leveza até nas coisas mais difíceis. “A risada também aumenta a intimidade e a confiança. É bom dançar juntos e contar piadas. Os assuntos desagradáveis podem ser ditos em outra hora. Lembrem-se sempre de presentear fora dos dias comuns; surpreenda a sua parceira, leve flores ou pequenos presentes. Se esforcem para manter vivo o clima de romance”, completou Sônia.
Boa comunicação
Para manter um bom hábito de comunicação é necessário que o casal se lembre de usar a comunicação construtiva e assertiva, evitando falar muito no singular, como: “eu isso ou “eu aquilo”, use sempre o plural, “nós vamos fazer, nós vamos conseguir, etc. “Dialogue como se o problema fosse dele (a) também. A assertividade é regida pelo paradigma: o que fazer, como fazer e quando fazer. Não podemos nos esquecer disso. Ninguém lê pensamentos nem adivinha o que é melhor para o outro. É bom sempre se colocar no lugar do outro”, garantiu Sônia.
Ainda de acordo com a especialista, seria muito bom se as pessoas pensassem em renovar os votos do casamento todos os dias, então: é preciso dizer “eu te amo”. “Assim, é uma maneira de cultivar a tolerância porque de uma maneira ou de outra todos os dias acontecem pequenas ou grandes adversidades e saber que é amado (a) nos garante a força e a segurança para o nosso dia a dia”, finalizou Sônia.