Possuir uma vida saudável, fazer visitas periódicas à profissionais da saúde e praticar exercícios físicos ajudam a manter a saúde mental em dia.
Hoje, comemora-se Dia Mundial da Saúde Mental. A data tem como objetivo chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos. Segundo a psicóloga Sônia Eustáquia, um adoecimento mental é tudo aquilo que leva um indivíduo ao desequilíbrio ou que o coloca em sofrimento emocional. “São alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, social, pessoal, no trabalho, estudos, na compreensão de si e dos outros, além da possibilidade de autocrítica, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral”.
Ainda de acordo com a especialista, no CID10 (Código Internacional de Doenças Mentais) podemos encontrar uma lista com 11 categorias e 99 doenças classificadas como demências, transtornos, reações, síndromes, disfunções e retardo mental. “Cada uma delas é explicada detalhadamente e recebe uma numeração que é unânime em todo o mundo”, explicou Sônia.
Causas e cuidados
Segundo a psicóloga, a doença mental pode possuir diversos fatores desencadeantes como causas biológicas, culturais, sociais e principalmente as produzidas por traumas e recalcamentos na infância. Além de causas químicas devido ao uso de medicamentos ou drogas.
Ela garante que para tratar algumas doenças a medição e a psicoterapia são os principais métodos indicados, mas ressalta que o melhor caminho é a prevenção. “Para manter a saúde mental em bom estado é preciso ter um estilo de vida saudável. Fazer visitas periódicas ao médico, dentista e outros profissionais da saúde geral. Se divertir, fazer exercícios físicos regularmente, manter-se em estado contínuo de coerência com a vida diária”, afirmou.