A capacidade sexual é inerente à condição humana, sendo um elemento constitutivo, que, além de trazer o prazer, a alegria e o desejo de viver, diferencia a nossa espécie.
Sem deixar de lado o aspecto biológico, que determina os papeis do homem e da mulher, a sexualidade tem início quando nascemos e vai se construindo durante a trajetória de nossas vidas, por intermédio dos relacionamentos familiares, sociais e educacionais; e por isso ela é tão subjetiva.
Exercer essa capacidade é uma decisão de responsabilidade de cada um. Mas, se negarmos o prazer, por pressões ou por influências ideológicas, estaremos negando parte de nossa humanidade.
Infelizmente, existem pessoas que não desfrutam dos benefícios de sua sexualidade, porque não sabem como lidar com as angústias e com os sofrimentos provocados pelas crenças e pelos mitos difundidos inadequadamente pela sociedade.
O Sexo Começa na Cabeça
E, nesse caso, quando o ajustamento psicossexual não acontece corretamente, surgem dificuldades e conflitos da intimidade sexual, que se apresentam por meio de disfunções sexuais como: A ejaculação precoce, a dificuldade de atingir o orgasmo, a disfunção erétil (que também é conhecida como impotência sexual), a diminuição do desejo sexual, dores durante a relação sexual, a aversão sexual ou, até mesmo, o excesso de apetite sexual, dentre outras.
Hoje, com mais de 30 anos de carreira, me permito afirmar que a psicoterapia é o melhor método de tratamento, sendo pouquíssimos os casos em que há a necessidade da inclusão de medicamentos, pois a ansiedade causada pela falta de informações é a principal causa das disfunções sexuais. Navegue pelo site, acesse o link de seu interesse e entenda melhor como poderemos conduzir o tratamento adequado à sua necessidade.