Muitas mulheres sentem dores na relação sexual. Dentre os diversos motivos que podem causar o desconforto está o vaginismo.
🔹 O Vaginismo é um reflexo dos músculos próximos à vagina, que se contraem involuntariamente, dificultando e até impedindo a penetração do pênis durante a relação sexual. Esse mecanismo dá início a um círculo vicioso de ansiedade em que, primeiramente, existe uma tensão, que gera dor na tentativa de penetração, que, por conseguinte, gera uma nova tensão, que causa mais dor na próxima tentativa e assim por diante.
🔹 Diferente de outras disfunções sexuais, normalmente, o Vaginismo não tem procedências orgânicas. Suas causas costumam ser psicológicas e o medo condiciona os músculos a uma reação de contratura. Esse medo pode ter diversos motivos.
🔹 Com as dores provenientes do vaginismo muitas mulheres tem dificuldade em se relacionar intimamente com os parceiros, podendo causar problemas na relação. Além de tudo isso, o vaginismo também pode causar ansiedade e levar a mulher a ter problemas de baixa autoestima. É comum ainda que mulheres com essa condição tenham dificuldades em manipular a região da própria vagina.
🔹 A primeira providência a ser tomada por quem está passando por este desconforto é procurar um especialista. Faz-se necessária, então, uma avaliação psicológica muito competente e criteriosa para não incorrer em erros no tratamento. Sem esquecer que é importante que o psicodiagnóstico seja realizado após o diagnóstico médico, o que trará segurança para que o especialista em sexualidade humana escolha corretamente os métodos e técnicas pertinentes ao tratamento. O prognóstico é muito bom e oferece um alto percentual de êxito.