Confinamento é desafio para casais

Brigas também podem ser construtivas

Segundo especialista um casamento pode vir carregado de muita expectativa como a realização afetiva e prazer sexual e quando isso não acontece se transforma em frustração e crise.

Todo relacionamento possui brigas, desentendimentos e diferenças, principalmente em casamento. Mas, quando essas situações se tornam frequentes e não é possível controlar, dizemos que o casamento está em crise e consequentemente e muitas vezes, equivocadamente, que a relação chegou ao fim. Segundo a psicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia, a falta de comunicação entre um casal pode ser um dos indícios de que algo não vai bem. “Quando as conversas (mesmo as mais simples) sempre terminam em brigas ou somente um dos parceiros se impõe na tomada de decisões relativas ao casal, pode ser sinal de que a relação está sendo unilateral”.

De acordo com a psicóloga, os motivos que influenciam para que os casais briguem tanto são as diferenças e incompatibilidades. “Tudo que pode ter encantado no tempo do namoro e levado o casal a ficar apaixonado, como as semelhanças, torna-se motivo de briga depois do casamento”, disse Sônia. Mas, ela cita também outras causas como:

  • Comportamentos inadequados por parte de um dos parceiros;
  • Dificuldade em expressar descontentamento;
  • Situações que fogem ao controle das partes como, perda financeira, morte na família, etc;
  • Mudanças positivas, mas que não estão sendo bem elaboradas;
  • Crescimento pessoal de uma das partes não acompanhada pela outra.

A sexóloga acrescenta que o que faz um casal funcionar como uma engrenagem são as boas diferenças, que levam ao que chamamos de “complementaridade”.

Prevenindo a crise

A especialista garante que conversar do modo correto pode fazer a diferença em um relacionamento. “Muitos valorizam demais a sinceridade e o ‘seja você mesmo’, o problema é que alguns confundem a sinceridade com jogar todos os ‘bichos’ sobre o outro. Usar o momento de conversa para se vingar ou aproveitar que o cônjuge está disposto a ouvir para lançar desaforos pode não levar a lugar nenhum”, alertou a psicóloga.

Uma opção que ela sugere se o casal já estiver vivenciando um momento de crise é a busca por ajuda profissional. Sônia afirma que a terapia de casal, por exemplo, pode ser muito eficaz, já que o terapeuta tem uma escuta especializada para a situação, além da distância do problema a dois para sugerir as ações necessárias e melhorar a dinâmica.

Veja algumas outras dicas da especialista para melhorar o relacionamento:

  • Definir as suas prioridades;
  • Adequar-se a rotina um do outro;
  • Estar presente nos maus e nos bons momentos;
  • Ser mais otimista, resiliente e manter a esperança;
  • Além de se esforçar para compreender as emoções da outra pessoa e exercitar o perdão.

Precisa de ajuda profissional? Ligue agora e agende sua consulta (31) 99239-7987

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *