Economia frágil leva brasileiros a adiarem sonhos

Para a psicóloga clínica Sônia Eustáquia, é fundamental saber a hora de refazer planos e adiar projetos. Ela alerta que forçar que um plano se desenrole mesmo em um ambiente que concorre contra ele tende a ser mais desgastante e frustrante que deixar de realizá-lo naquele momento.  

Nem sempre, porém, essa decisão será fácil. Sobretudo em uma sociedade que costuma exaltar a força de vontade como determinante para que objetivos sejam alcançados e supervaloriza a performance individual e cobra por resultados, ignorando, muitas vezes, contextos e singularidades de cada vivência e situação. “Muitas pessoas se culpam quando se dão conta de que não vão conseguir alcançar aquele objetivo pelo qual vinha trabalhando, mesmo que esse impedimento fuja do seu controle, como no caso da pandemia”, destaca Sônia, assegurando que esse excesso de responsabilização é muito nocivo individual e coletivamente. 

Veja a matéria completa publicada no Jornal O Tempo https://www.otempo.com.br/interessa/economia-fragil-leva-brasileiros-a-adiarem-sonhos-1.2664806

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *