Tratamento para ansiedade em BH

Os transtornos de ansiedade

São transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Você sente uma sensação de medo e de expectativa de que algo ruim pode acontecer e sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Sente medo ilógico e exagerado de alguma situação ou coisa? Não dá conta de falar em público? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra de algum transtorno de ansiedade. Os transtornos de ansiedade tem sido percebido na clínica como o novo mal do século, superando a depressão. Os transtornos de ansiedade acomete grande parte da população mundial.


Os ataques de pânico se destacam dentro dos sintomas dos transtornos de ansiedade como um tipo particular de resposta ao medo. Não estão limitados aos transtornos de ansiedade e também podem ser vistos em outros transtornos mentais. Voltaremos a falar sobre ele em um tópico especial.


Os transtornos e suas características

Os transtornos de ansiedade se diferem do medo e da ansiedade adaptativos por serem excessivos e persistirem por mais tempo. Muitos dos transtornos de ansiedade se desenvolvem na infância e tendem a persistir se não forem tratados e alguns deles podem ter se início na vida adulta. O diagnóstico pode ser feito através da escuta da queixa e da história de vida do paciente e quando os sintomas não são consequências dos efeitos fisiológicos do uso de alguma substancia/medicamento ou de outra condição médica ou não são bem mais explícitas por outro transtorno mental.


No transtorno de ansiedade de separação os sintomas podem ser expressos durante a idade adulta e terem sua origem na infância. Existe um medo ou ansiedade persistente á ocorrência de dano às figuras de apego e em relação a eventos que poderiam levar a perda ou separação de tais figuras e relutância em se afastar delas, além de pesadelos e sintomas físicos de sofrimento.


Outra forma de demonstração da ansiedade é o mutismo seletivo que é caracterizado por fracasso constante para falar em situações sociais nas quais existe expectativa para que se fale (p.ex., na escola), mesmo que á pessoa fale em outras situações. O fracasso para falar acarreta consequências significativas em contextos de conquistas profissionais ou acadêmicas e também interfere na comunicação social normal.


A pessoa com fobia específica é apreensiva, ansiosa e se esquiva de objetos ou situações localizadas. Uma ideia lógica peculiar não está caracterizada nesse transtorno como está em outros transtornos de ansiedade. Há um deslocamento de emoções como o medo, pânico ou pavor, para um objeto socializado induzido pela situação fóbica. O objeto fóbico é “escolhido” subjetivamente de acordo com fatores contextuais culturais, e ainda sob a influencia de reminiscências de traumas e recalques infantis. (p.ex., altura, elevador, bichos peçonhentos e outros) A situação fóbica envolve o medo, ansiedade ou esquiva, até um ponto em que é persistente e fora de proporção em relação ao risco real que se apresenta.


No transtorno de ansiedade social ( fobia social), a pessoa é temerosa, ansiosa ou se esquiva de interações e situações sociais que envolvem a possibilidade de ser avaliada. São situações sociais, e situações em que a pessoa pode ser observada diante de outras pessoas (p.ex., comendo bebendo ou de desempenho). O pensamento é de que vai ser avaliada negativamente pelos demais, ficar embaraçada, ser humilhada ou rejeitada ou ainda de ofender os outros.


No transtorno de pânico, experimenta ataques de pânico inesperados e recorrentes. Por isso a pessoa fica apreensiva e preocupada com a possibilidade de sofrer novos ataques ou alterações desadaptavas por causa dos ataques. São ataques abruptos de medo intenso e de desconforto que atingem um pico em poucos minutos e são acompanhados de sintoma físicos e/ou cognitivos; a pessoa pode ter a sensação que irá se desintegrar o que é diferente do medo de morrer. Os ataques podem surgir como uma resposta a algo temido e esperado, ou em situações inesperadas e sem razão aparente. O ataque de pânico está inserido em outros transtornos ansiosos e até mesmo em alguns transtornos mentais.


As pessoas com agorafobia são apreensivas e ansiosas acerca de usar transporte público e estar em espaços abertos, estar em lugares fechados, ficar em uma fila ou estar no meio de uma multidão; ou estar fora de casa sozinho. O seu pensamento é o de pode ser difícil escapar ou de que possa não receber socorro caso haja alguma situação incapacitante. Sentem também muito medo de ter um ataque de pânico. Quando acompanhadas o sentimento de medo e ansiedade são amenizados.


As características principais do transtorno de ansiedade generalizada  são: preocupação constantes e excessivas com o trabalho ou atividade escolar e percebe não ter controle sobre essas sensações. Além disso, pode sentir que está com os “nervos a flor da pele”; inquietação; fadigabilidade; dificuldade de concentração; ou de “dar brancos” na memória; irritabilidade; tensão muscular e perturbação no sono. Também pode ter perda ou aumento de apetite.


O transtorno de ansiedade induzido por substância/medicamentoso envolve ansiedade devido a intoxicação ou abstinência ou a um tratamento medicamentoso. Os sintomas de ansiedade são consequência fisiológica de devem ser tratados por médicos que poderão avaliar melhor,   encaminhar ou não à psicoterapia dependendo de cada caso.


No tratamento psicoterapêutico a pessoa entenderá como funciona a mente humana, porque a ansiedade tem seu lado bom; algumas características que torna a pessoa mais capaz no  trabalho e na vida. Na terapia ela irá  aprender a desacelerar o  pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.

Tratamento de ansiedade em BH

Para cada transtorno, existe um tratamento específico e que deve ser feito com muito cuidado e de forma única com cada paciente. A Psicóloga Sônia pode te ajudar a tratar de transtornos relacionados à ansiedade. Nosso consultório, em BH, oferece toda a infraestrutura e privacidade para você se sentir tranquilo.

Localização

Endereço

Rua Paul Bouthilier, 96 – Mangabeiras
Belo Horizonte/MG
CEP: 30315-380 |

Contato

(31)3283-3786 | 99239-7987

Email : contato@soniaeustaquia.com.br

Atendimento

Seg – Sexta 09:00 – 19:00

Sábados 10:00 – 14:00

NEWSLETTER

Cadastre-se e seja informado a cada atualização em nosso site.

alternativa@web